Nenhuma câmera do Estádio Rei Pelé registrou a entrada do tenente que efetuou um disparo para o alto da arquibancada no clássico entre CSA e CRB, na noite desta quarta-feira (19), no bairro Trapiche da Barra, em Maceió . A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) continuam buscando informações do que realmente aconteceu no estádio.
De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Carlos Buriti, o tenente Anderson Moura explicou que foi atacado por torcedores de uma organizada e que só atirou para chamar atenção da polícia que estava no local. “A informação oficial que nós temos é que ele foi atacado por torcedores e teve seu cordão roubado, foi agredido e está com escoriações no rosto, no braço. Ele disse que temeu que a arma fosse roubada. Assim, deu um tiro de advertência para o alto. Para chamar a atenção de uma guarnição da Rádio Patrulha que estava perto”, afirmou.
As imagens gravadas pela equipe da TV Gazeta mostram a correria na arquibancada do CSA e o momento em que o militar do Corpo de Bombeiros aparece com o revólver para o alto. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionado. A confusão deixou muitos torcedores revoltados.
Pelo decreto que regulamenta o estatuto do desarmamento em Alagoas é proibido o porte de armas em locais públicos como igrejas, clubes, restaurantes e estádios de futebol. O porte de arma só é permitido para militares em serviço e Policiais Federais. O fato do tenente ter entrado no estádio, sem passar pela revista e ter tido acesso as arquibancadas do CSA serão investigadas pela polícia.
Segundo o comandante do policiamento do clássico, o coronel do Bope Jairisson Melo, o tenente do Corpo de Bombeiros disse que entrou no Rei Pelé depois do primeiro tempo do jogo quando as catracas já deveriam estar fechadas. O coronel disse ainda que a ordem é revistar todos os torcedores. “Essa informação vamos constatar de acordo com o choque de informações com o oficial que adentrou no estádio para saber se ele entrou no horário que ainda havia os postes de revista, ou se durante o horário que os postes de revista não estavam no local”, explica o coronel.

Segundo informações da Polícia Militar, após o disparo o tenente prestou esclarecimentos e foi liberado.  O caso será apurado pela corregedoria do corpo de bombeiros. "A questão dele ter entrado armado no estádio. Esse questionamento é que vai ser apurado pela corregedoria do Corpo de Bombeiros de forma soberana e de forma neutra. Também está sendo apurado pelo 22º Distrito Policial. A polícia judiciária também acompanha o caso", disse o major Carlos Buriti.
Sobre a possibilidade de punição para o CSA, o árbitro da partida, Francisco Carlos do Nascimento, em informação ao Globoesporte.com de Alagoas, disse que não relatou o ocorrido na súmula por considerar que o fato não interferiu no andamento da partida.