Policiais federais foram barrados quando tentavam se dirigir ao Congresso Técnico da Fifa para a Copa do Mundo 2014, que começa nesta terça-feira (18) e segue até quinta (20), em Florianópolis , reunindo comitivas das seleções participantes. Na ocasião, serão apresentados detalhes sobre treinamentos nas vésperas dos jogos, viagens, deslocamentos. O grupo de cerca de 50 pessoas estava em um ônibus, por volta das 10h30, e iria protestar em frente ao local do evento, mas foi impedido em uma barreira policial no bairro Ingleses.
Segundo Joel Moraes Ferreira, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Santa Catarina (Sinpofesc), o protesto era para pedir mudanças na legislação sobre segurança pública. O movimento integra o calendário de manifestações do órgão agendadas para o mês de fevereiro em todo o país.
O objetivo da manifestação seria pacífico, conforme a liderança do movimento. A Polícia Militar informou que não houve conflitos, mas que a orientação é barrar qualquer grupo que tenha como intenção protestar em frente ao evento preparatório para a Copa do Mundo 2014.
O grupo da Polícia Federal foi o primeiro caso de manifestação barrado na região do evento, conforme a PM. Apesar disso, no local, há um oficial especializado em negociar. “Nós temos um gestor de crise da Polícia Militar que conversa sobre essas manifestações porque há o direito de livre manifestação”, explica o coronel João Schorne de Amorim. Segundo a PM, não é permitido impedir vias de acesso, nem trazer riscos a outras pessoas ou comprometer a prestação de sérvios básicos, como os prestados por ambulâncias.
Trânsito 
Equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar fizeram várias barreiras entre o bairro Ingleses e o Costão do Santinho para monitorar o trânsito. Ônibus e vans que não sejam de transporte público só são autorizados a passar após vistoriados e desde que tenham toda a documentação em dia. O coronel João Schorne de Amorim afirma que não há interdição no tráfego, mas foi intensificada a fiscalização na região do evento.
“O tráfego é normal, a circulação dos ônibus de linha está normal até porque o resort funciona normalmente para os hóspedes. Nosso trabalho é um controle e também uma orientação. A Única obstrução é no caso de algum deslocamento que tenha cunho de manifestação, essas pessoas têm um limite de ingresso para não tumultuar a região do evento”, destaca Amorim.