A Polícia Civil de Poços de Caldas (MG) usou uma rede social para prender um rapaz acusado de furto e extorsão na manhã desta quarta-feira (19). O suspeito, um garçom de 28 anos, furtou um celular e ameaçava publicar o conteúdo do aparelho na internet se o dono não pagasse R$ 5 mil para ter o celular de volta.
O rapaz teria furtado o aparelho em um restaurante onde trabalhava, e desde então, mandava mensagens "em portunhol" na tentativa de extorquir o dono do telefone. "Ele entrava em contato com a dona do celular pedindo dinheiro e ameaçando apagar as fotos, divulgá-las na internet e não devolver o aparelho", conta o delegado Cleyson Rodrigo Brener.
Ao tentar localizar o suspeito, o delegado ligou para o rapaz como se fosse da família e disse que iria pagar um valor negociado para reaver o celular. O suspeito enviou o número de uma conta, onde o dinheiro deveria ser depositado. A partir dessa informação, a Polícia Civil começou a desvendar o crime.
"Após a quebra de sigilo, nós identificamos que essa conta bancária estava no nome de um garçom que trabalhou freelancer em um restaurante naquela noite [do furto]", disse o delegado Brener. Ao procurar o dono do restaurante, a polícia descobriu que o rapaz não trabalhava mais lá. Aí o investigador pediu para que o dono ligasse para o garçom dizendo que a polícia estava atrás dele por causa do furto do aparelho.
Assustado, o garçom resolveu devolver o celular, que foi entregue em um restaurante por um mototaxista. Junto com ele, o suspeito colocou uma carta dizendo se chamar Alfredo Alcântara e ser tio da pessoa que roubou o celular, e pediu  desculpas por qualquer constrangimento.
Suspeito mandou carta fingindo ser tio ao devolver (Foto: Marcelo Rodrigues / EPTV)
Mesmo com as pistas, faltava para a polícia localizar o endereço para prender o rapaz. Primeiro os investigadores descobriram que ele é músico e conseguiram localizar a página que ele mantém em uma rede social. Com essas informações, os policiais criaram outro perfil e começaram a dialogar com o músico.
Utilizando o perfil falso, o delegado disse que queria contratar um show musical do suspeito e queria encontrá-lo para negociar pessoalmente. O encontro foi marcado para esta quarta-feira às 10h em uma padaria no centro da cidade. Quando o músico chegou ao local, foi preso pelo delegado.
O valor negociado com o suspeito pela polícia para que ele devolvesse o celular não foi depositado na conta indicada. O rapaz foi levado para o presídio de Poços de Caldas e vai responder por furto e extorsão.