Principal preocupação do Comitê Pró- Campinas da Copa do Mundo de 2014, o esquema de segurança das seleções de Portugal e Nigéria, que escolheram treinar em Campinas (SP), terá o reforço do Exército e do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep). Os portugueses confirmaram que chegam ao país no dia 11 de junho. Os nigerianos vão divulgar a data na próxima semana.
Além da segurança de jogadores, os militares vão fiscalizar empresas que manipulam explosivos, como as pedreiras. O cerco é para evitar que quadrilhas roubem estes materiais para ataques a caixas eletrônicos. O Exército fará ainda a vigilância de pontos estratégicos de energia elétrica, água e transporte.
“O Exército ficou com a missão de fiscalizar os produtos controlados. Isso envolve o problema dos explosivos, já que temos notícias no estado de São Paulo de explosões de caixas eletrônicos”, explica o general José Eduardo Pereira, comandante da 11ª Brigada de Campinas.
O Baep, grupo criado na cidade há cerca de um ano para trabalhar nos moldes da Rota de São Paulo, terá um destacamento especial focado nas seleções e turistas. O tenente-coronel Nelson Coelho revela que os policiais do Baep seriam deslocados para a capital durante o mundial, mas com sete ou oito seleções circulandondo na Região Metropolitana de Campinas (RMC) devido ao Aeroporto Internacional de Viracopos, os planos foram alterados. “Esse efetivo não será dimensionado para São Paulo e será empregado neste serviço”, destaca o tenente-coronel.
Viracopos e manifestações 
O policial lembra que Viracopos pode receber um número ainda maior de voos, já que no inverno o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica) tem problemas com nevoeiro, deslocando aeronaves para Campinas constantemente.
Questionado sobre possíveis manifestações durante a copa, o tenente-coronel garante que a PM está treinada para evitar ou enfrentar confrontos. “É bom lembrar que o cidadão deve evitar se misturar a grupos que queiram radicalizar”, finaliza.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), disse que as manifestações de 2013 ocorreram principalmente por causa dos gastos públicos com o mundial e a cidade está nesta realidade. 
Áreas livres 
Devido ao movimento de turistas brasileiros e estrangeiros em Campinas, a Secretaria de Segurança de Campinas vai dar orientações sobre os locais que os visitantes devem evitar durante os jogos. "Vamos apontar onde o turista não deve ir, por exemplo, às 2h da madrugada", explica o secretário  municipal de Segurança, Luiz Augusto Baggio. A forma como a orientação será feita ainda não está definida.
Central de monitoramento  
Durante a primeira reunião envolvendo representantes do Comitê Pró-Campinas e forças de segurança na Prefeitura, ficou estabelecido que deve ser criado uma central que monitorará toda a segurança na cidade durante o mundial. Participaram da reunião, além do Exército, as polícias Militar, Civil, Federal e Guarda Municipal. Também fazem parte do grupo representantes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu),  Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Número de turistas 
O Comitê Pró-Campinas ainda não tem o número estimado de turistas que visitarão a cidade durante os jogos. A diretora de Turismo, Alexandra Caprioli, disse que a cidade tem capacidade para receber 100 mil pessoas por mês nos quatro mil apartamentos disponíveis na rede hoteleira. “Quantos turistas não sabemos, estamos plantando a imagem da cidade para colher”, ressalta a diretora.