Um soldado da Aeronáutica matou o colega de farda com três tiros no rosto, na manhã desta quarta-feira (12), em Porto Velho . A vítima, identificada como R. Oliveira tinha 22 anos e entrou na corporação em 2010. O soldado que efetuou os disparos, de 19 anos, tinha um ano de serviço militar. O crime aconteceu na guarita do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, localizado em frente ao Aeroporto Internacional Jorge Teixeira.  Uma pistola 9 milímetros foi usada no crime.

Em nota a Base Aérea de Porto Velho (BAPV) afirma que "instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias da ocorrência. Um Auto de Prisão em Flagrante foi efetuado e o militar acusado está detido na BAPV". O inquérito corre sob sigilo, conforme previsto no Código de Processo Penal Militar.

Familiares da vítima entram em desespero, enquanto criminoso era mantido preso

Segundo testemunhas, os dois militares se desentenderam ainda durante o café da manhã por volta das 10h. Os dois não teriam se falado após o desentendimento, de acordo com um militar que preferiu não se identificar. "O Oliveira (vítima) foi deitar. O outro foi tirar serviço na guarita”, informou o militar. 

Ao deixar a guarnição, no fim do plantão, a vítima teria usado o termo 'morde na hora', jargão usado pelos soldados em referência  aos recrutas que ficam em pé, sob o sol, fazendo guarda na guarita. O soldado que fez os tiros interpretou como provocação e atirou três vezes contra a Oliveira, que teve morte instantânea.

O suspeito foi preso em flagrante. A Polícia Federal fez a perícia no corpo da vítima.