Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Você sabe o que é RDquero? RDquero é quando a Lei diz que não pode, mas o militarismo diz que pode, ou seja, pode porque eu quero! Foi o que aconteceu com o Comandante Geral da PM do Distrito Federal, a Lei(Código Nacional de Transito) diz que para dirigir veículos de emergência(viaturas policiais, ambulâncias, carros fortes etc), o motorista tem que ter o curso de especifico para aquele tipo de veiculo. O Comandante Geral da PMDF, pois bem resolveu passar por cima da Lei e baixou uma portaria obrigando os PM daquele Distrito Federal a dirigir sem o curso. A Justiça disse não coronel o senhor quer acabar com as hierarquias das leis? Como é que o senhor vem com uma portaria derrubar um lei que foi aprovado pelo congresso nacional? e anulou a portaria do Comandante Geral, com isso os PMs não poderão mais ser punido por não dirigir por não ter o curso de emergência para dirigir viaturas.




TJDF suspende norma que obriga PM a dirigir viatura sem curso específico


Policiais alegam falta de curso para condução; decisão tem caráter liminar. 
Contran valida portaria, diz comando da PM, que afirma que não recorrerá.



Do G1 DF



O Tribunal de Justiça do Distrito Federal suspendeu a portaria do comando da Polícia Militar que iguala o curso de formação dos policiais ao curso preventivo de direção de veículos de emergência. Na prática, a decisão livra os PMs de punições, como prisão por desobediência caso se recusem a dirigir viaturas.
Os policiais militares do DF, que faziam uma operação tartaruga desde outubro do ano passado, decidiram seguir a lei à risca depois que a Justiça determinou o fim do movimento. Com isso, desde o último final de semana, os PMs do batalhão do Guará decidiram não dirigir viaturas porque não têm o curso específico de formação de condutores de veículos de emergência.
Ao G1, no entanto, o comando da PM informou que a portaria 893, publicada no dia 8 (veja abaixo), continua válida e é respaldada por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada nesta quarta-feira.
A resolução dá autonomia aos órgãos de segurança para definir internamente como será feito o processo de formação de condutores. O comandante geral da PM, coronel Anderson Moura, afirmou que a resolução torna qualquer liminar sem efeito.
"Nós ainda não fomos notificados oficialmente [da liminar]. Eu acredito que, não só essa liminar como todas as que porventura venham, perderam seu objeto a medida em que hoje foi publicada uma resolução que diz que a regulação dos cursos de especialização ficarão por conta interna das unidades do órgãos de segurança pública", disse.
Para o doutor em direito constitucional André Ramos Tavares, porém, a resolução não se sobrepõe à Justiça. Segundo Tavares, a decisão da juíza Cristiana Torres Gonzaga segue valendo até que a PM recorra e, eventualmente, consiga derrubar a liminar.
Sobre isso, o coronel disse que o processo está a cargo da Procuradoria do GDF. "A Procuradoria do GDF já foi acionada e vai dirimir essas questões judiciais. Agora, nós já nos antecipamos e essa resolução veio para ratificar a portaria que fizemos no sábado passado que garante que todos os policiais estão capacitados para dirigir."
Anderson Moura afirmou que o governo do DF adquiriu 1.225 viaturas nos últimos três anos e que todos os policiais que conduzem as viaturas passaram pela escola de pilotagem. Caso algum PM se recuse a dirigir os veículos, segundo o comandante, "a corregedoria identificará os policiais e serão tomadas todas as providências disciplinares e criminais que o caso requer."
O advogado responsável pela ação contra a portaria em nome dos policiais, Elton Barbosa da Silva, afirmou que o comando da PM está "trabalhando uma contrainformação para obrigar os policiais a voltarem a conduzir as viaturas, para dar tempo de eles recorrerem da decisão."

Portaria publicada neste sábado (8) pelo comando da PMDF informando que o curso de formação habilita policiais a conduzir viaturas (Foto: PMDF / Divulgação)
Portaria
A portaria da PM, assinada pelo comandante-geral da PM, coronel Anderson Moura, reforça aos batalhões que o curso de formação dos PMs é suficiente para que eles possam conduzir viaturas. Antes da resolução do Contran publicada nesta quarta, os policiais eram obrigados a ter 50 horas/aula para condução de veículos de emergência.
No final de semana, os policiais do batalhão do Guará entregaram ao comandante da unidade uma declaração em que alegam a falta de treinamento para conduzir as viaturas. No documento, eles citam as leis de trânsito e o Código Penal Militar usado para justificar a impossibilidade de dirigir.
Caso fossem obrigados pelo comando a dirigir, exigiam uma ordem por escrito do superior, assumindo a responsabilidade por qualquer problema que acontecesse.
Trecho de um documento apresentado por PMs ao comando do batalhão do Guará justificando a decisão de não dirigir viaturas (Foto: G1 / Reprodução)Trecho de um documento apresentado por PMs ao comando do batalhão do Guará justificando a decisão de não dirigir viaturas (Foto: G1 / Reprodução)
 Fonte: G1 DF

2 comentários:

  1. Cadê as Associações da PMPE para implantar isso em PE também???? Pq infelizmente os Praças precisão de uma ajudinha para começar esse movimento aqui em PE também, mas infelizmente as associações só querem saber de viagem para reclamar uma PEC falida e de nosso dinheiro!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em PE é devagar quase parando...

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.