Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Aprovados em concurso para policial e bombeiro se manifestam na AL



Cidades | 09/07/2014 20:27:05
Aline Coelho - Da Reportagem
Foto: André Romeu
Mais de 100 dos 2.100 aprovados em concurso do Governo do Estado para os cargos de investigador e escrivão da Polícia Judiciária Civil (PJC) e soldado da Policia e Bombeiro Militar protestaram na porta e no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) na tarde dessa quarta-feira (09). Os aprovados fizeram a manifestação com o intuito de pressionar o governo a apresentar e cumprir cronogramas para os cursos de formação, última etapa dos concursos.

“A maioria dos aprovados deixou emprego e veio de outras cidades confiando na palavra do governador, mas até agora nada”, aponta Eduardo Augusto. Ele  lembrou que o curso para os aprovados para a Polícia Civil deveria ter começado em 15 de maio, mas o prazo não foi cumprido e sequer existe uma prospecção de inicio até o momento.  
Foto: André Romeu/ Itamar Cleiton
Como é o caso do também aprovado para o concurso da polícia civil previsão Itamar Cleiton 26 anos. Ele conta que está a três meses longe de casa em Xaxim Santa Catarina e desempregado , aguardando o treinamento, “o concurso começou em dezembro do ano passado, podemos comparar com outros concursos e a posse acontece em até seis meses depois da prova. Aqui, nós não temos sequer  expectativa de data”, reclamou.

Carlos Eduardo reforçou ainda, que em campanha para governador, em 2010 o governador Silval Barbosa se comprometeu a ampliar o quadro de policiais civis, militares e bombeiros militares em até cinco mil homens e mulheres, sendo que até hoje uma sequer pessoa ingressou nessas categorias.
Bagunça – Mesmo realizados na mesma época e sendo serviços essenciais, nesse caso de segurança, o concurso para a Polícia Civil tem uma diferença básica do realizado para policial e bombeiro militar. No primeiro não é necessária a homologação para que os aprovados sigam para a o treinamento na academia, pois a academia com três meses de duração consta em edital como parte do concurso.
Situação que pode atrasar ainda mais a assunção dos militares, pois para esses conseguirem ingressar no treinamento depois de iniciado o período eleitoral é necessária uma autorização do Ministério Público do Trabalho, ação que deve acontecer, mas engessa ainda mais o processo.
Para piorar existe confusão também no montante destinado ao treinamento dos aprovados. Enquanto parte acredita que são R$ 700 mil apenas para o treinamento de 600 policias civis. Outro grupo diz que ontem em reunião com Pedro Elias, foi repassado que seriam R$ 710 mil, para iniciar o treinamento das três categorias. “Queremos transparência e respeito”, reforça o aprovado ao cargo de investigador da policia civil, Dafnis Braga.
Que lembra que antes da Copa o secretario de Administração falava que todos seriam chamados e formados antes do Mundial, enquanto agora, o secretario de Segurança, Bustamente, diz que todos estarão formados até as eleições.
Foto: André Romeu
Manifesto - Os aprovados já haviam se reunido ontem com o deputado estadual Jose Riva (PSD), que conseguiu uma reunião com secretario de Estado de Administração Pedro Elias Domingos esse por sua vez informou que era necessária uma reunião entre os concursados e o secretario de Estado de Segurança Pública Alexandre Bustamante.

Já que para Pedro Elias só existirá dinheiro em caixa para custear o treinamento dos policias e bombeiros, em janeiro de 2015. Assim é necessário verificar se esse dinheiro, que deveria estar orçado junto ao concurso, existe na Secretaria de Segurança.
Porém, os aprovados não conseguiram confirmação de data para a reunião com as duas secretarias SAD/SESP, por isso decidiram continuar a pressão, nessa quarta-feira(09). Até a edição dessa matéria, os aprovados não conseguiram um encontro com qualquer deputado ou secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.