Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 1 de julho de 2014

Logo trocou seis por meia dúzia! 852 PMs ingressam na carreira, mas 800 se aposentam até o final do ano

852 PMs ingressam na carreira, mas 800 se aposentam até o final do ano

Formação dos soldados acontece em São José, Caçador e Chapecó. Policiamento ostensivo é o foco dos novos profissionais que iniciam.
01/07/2014 17h16 - Atualizado em 01/07/2014 18h07
Por Patrícia Pozzo
Do G1 SC
O Governo de Santa Catarina irá formar, nesta semana, 852 policiais militares, sendo que em agosto, será realizada uma nova formatura, com um grupo de 202 mulheres que passarão a fazer parte da Polícia Militar catarinense. Os novos PMs reforçarão a segurança em todo o estado. Eles participam de cerimônias de formatura entre esta terça (1º) e quinta-feira (3).
Policiamento será reforçado por 15 dias, em Navegantes (Foto: Reprodução RBS TV)
852 novos policiais se formam esta semana
(Foto: Reprodução RBS TV)
O atual efetivo da PMSC é de aproximadamente 11 mil policiais, sendo que as 11 regionais precisariam de 16 mil no estado. De acordo com o soldado Elisandro Lotin de Souza, presidente licenciado da Associação dos Praças de Santa Catarina (Aprasc), entram novos profissionais e também saem outros que alcançam aposentadoria. “Deverão sair aproximadamente 800 policiais em reserva remunerada (aposentadoria), de agosto até dezembro”, confirma Lotin.
Essa inserção vem minimizar um problema histórico de SC, segundo a PM. Todas as 295 cidades de Santa Catarina contam com policiamento. A dificuldade é que algumas do interior trabalham com apenas um policial militar por turno de serviço.
Treinamento
Os policiais passaram as últimas 35 semanas por cursos de preparação para a atividade, com aulas práticas e teóricas de tiro, abordagem, sobrevivência, polícia comunitária e direitos humanos, entre outras disciplinas. Os novos policiais são imediatamente incorporados na corporação e devem cumprir dois anos de carência na atividade operacional na rua.
A chefe de comunicação da Polícia Militar, tenente-coronel Claudete Lehmkuhl, detalhou como será a atuação dos novos agentes. "A distribuição dos novos policiais é realizada a partir da necessidade de cada região. Um levantamento do efetivo foi feito e, vagas em aberto devem ser preenchidas ", afirmou.
Os novos soldados deverão se apresentar às suas unidades dois dias depois da formatura para iniciarem o trabalho prático. De acordo com o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Florianópolis, tenente-coronel Araújo Gomes, os policiais vão atuar em policiamento de proximidade. “Os policiais estarão locados mais próximos da população. O trabalho será realizado em contado com escolas, praças, áreas de comércio e população em geral”, destaca.
A linha de trabalho do comando estadual para os novos profissionais é uma tática diferenciada, o pronto emprego: o policial é lotado em uma cidade sede, mas pode prestar serviço em qualquer local da região, depende do fluxo e o índice do mapa da criminalidade.
Formaturas
A cerimônia desta terça-feira (1º) foi realizada no Centro Multiuso de São José, na Grande Florianópolis contou com a formatura de soldados para as regiões de Florianópolis, Lages, Joinville, Criciúma, Blumenau, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Brusque e Araranguá.

Próximas cerimonias serão nas cidades deCaçador e Chapecó. Formatura de soldados para as regiões de Caçador, Herval d’Oeste e Canoinhas, será realizada na quinta-feira (3), às 11h, no Parque Central José Rossi Adami. Os soldados de Chapecó, Concórdia e São Miguel d’Oeste serão formados na sexta-feira (4), às 11h, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, na Efapi.
Distribuição dos 852 soldados por cidade
Florianópolis: 102
São José: 60
Palhoça: 40
Biguaçu: 30
Santo Amaro da Imperatriz:15
Canoinhas: 10
Lages: 30
Curitibanos: 15
Mafra: 15
Itajaí: 19
Balneário Camboriú: 15
Navegantes: 15
Chapecó: 70
Concórdia: 30
Joinville: 40
Jaraguá do Sul: 20
São Bento do Sul: 10
São Francisco Sul: 12
Criciúma: 31
Içara: 25
Araranguá: 25
Blumenau: 25
Rio do Sul: 10
Brusque: 15
Tubarão: 30
Braço do Norte: 20
Laguna: 15
Imbituba: 15
São Miguel d'Oeste: 20
Dionísio Cerqueira: 20
Caçador: 25
Herval d'Oeste: 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.