Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Ministério Publico Federal recomenda só abordar quando realmente tver suspeita sobre a pessoa e não abordar por abordar!

Rio de Janeiro

MPF recomenda tratamento adequado em abordagens policiais no Complexo da Maré (RJ)


publicado em 14/08/2014

Crianças e adolescentes estariam sendo constrangidos em revistas pessoais
O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro expediu recomendação para que o comandante da Força de Pacificação, do Complexo da Maré implemente tratamento adequado em eventuais abordagens para buscas e revistas pessoais em crianças e adolescentes. De acordo com o MPF, as abordagens devem ser realizadas apenas quando houver motivos e indícios concretos de prática de atos infracionais ou de que crianças e adolescentes estejam sendo utilizados, por exemplos, para transporte e guarda de armamentos, munição ou entorpecentes. O MPF pede ainda para que se analise a viabilidade de filmar as abordagens de crianças e adolescentes durante operações no Complexo, o que pode colaborar na preservação da prova em caso de possíveis infrações cometidas tanto por parte de militares como por parte de civis.
A recomendação, expedida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), foi motivada por uma denúncia do Conselho Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda) sobre possíveis abordagens indevidas de crianças e adolescentes em procedimentos de revista, pessoal e coletiva, e vexatória por parte de militares da Força de Pacificação. Para o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jaime Mitropoulos, o MPF considera que eventuais constrangimentos podem provocar danos graves e irreversíveis a pessoas em formação física e psíquica.
A recomendação do MPF visa contribuir para a melhoria dos serviços públicos, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro
Tels.: (21) 3971-9488/9460
MPF investiga construção de aeródromo no Norte Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.