Informação policial e Bombeiro Militar

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CFO 60 vagas sendo 40 para a PM e 20 para o BM, basta ensino médio completo(antigo 2º grau) e ter nomaximo 30 anos

Paraná

Inscrição de concurso para a Polícia

Cabo Manoel Gomer/PMPR
Alunos se formam bacharéis em Segurança Pública, como tenentes.
Quem tiver ensino médio completo e até 30 anos de idade pode se inscrever até dia 19 para o concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Paraná. São 40 vagas para cadetes da PM e 20 para bombeiros, que, depois de três anos de formação, deverão atuar como aspirantes a tenentes em todo o Estado.
O concurso é feito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), nos moldes do vestibular da instituição, e tem uma das maiores concorrências entre os cursos ofertados. Após aprovados, conforme explicou o coronel Vanderley Rothenburg, os cadetes passam pela formação, em regime de internato e com dedicação exclusiva inclusive em fins de semana e feriados, na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais.
Reconhecimento
O CFO é reconhecido como curso superior e o aluno se torna bacharel em segurança pública. Ele atua como aspirante em todo o Estado por um ano, para depois torna-se tenente. “As disciplinas são tanto da parte jurídica, como da parte técnica da PM, como abordagem, tática de confronto armado, área de armamento e defesa pessoal”, disse o coronel. Também são abordados direitos humanos e a filosofia do policiamento comunitário. “Estamos tirando o foco da PM como meio de prisão, mas também de prevenção”, ressaltou o coronel.
Na Academia Policial Militar do Guatupê, os cadetes têm atividades extracurriculares esportivas e participam de trabalhos socioassistenciais. Os alunos também prestam apoio a instituições, colaborando para a obtenção de recursos financeiros, ajudando na manutenção das instalações e fazendo trabalhos recreativos.
O concurso é destinado a civis e policiais militares que desejam ascender a aspirante de forma mais rápida. Conforme o coronel, outra forma de chegar ao posto é por concurso interno e, posteriormente, curso com um ano e meio de duração, em que policiais saem como segundo-tenente.
Jaine Chaves de Oliveira, de 21 anos, está no último ano do CFO. “Desde os 15 anos queria ser policial militar. No ensino médio, fiquei sabendo do concurso. Fazia cursinho de manhã, estudava à tarde e à noite para passar”, contou. Sobre o curso, Jaine disse que o dia a dia exige dedicação. “É uma rotina puxada, mas é vencida com esforço. É um processo bem intensivo, tem que realmente gostar do que faz”, comentou.

Fonte: Paraná online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.