Informação policial e Bombeiro Militar

sábado, 6 de setembro de 2014

Polícia do Rio investiga fotos de menores ostentando armas na web


Professores comentam que alunos demonstram intimidade com o crime. Menores ostentam armas e dinheiro e têm popularidade entre amigos.
05/09/2014 08h28 - Atualizado em 05/09/2014 11h10
Do G1 Rio
A Polícia do Rio investiga adolescentes e até crianças que publicaram fotos em redes sociais exibindo armas, drogas e montanhas de dinheiro. Como mostrou o Bom Dia Brasil nesta sexta-feira (5), a proximidade dos mais jovens com o crime é uma preocupação também dos educadores.
Uma mulher, que preferiu não se identificar, é professora de uma escola no Conjunto de Favelas da Maré, Zona Norte do Rio, e conta que muitos alunos fazem questão de demonstrar intimidade com o crime.
“Fazem gestos como se tivessem atirando um no outro e fazem gestos de algumas facções, com a mão, o tempo inteiro assim. [Parte deles] fala com orgulho que ele tem um pai, um tio, um primo que fazem parte do movimento e isso é como se colocasse num patamar superior ao dos outros, mais entrosado, ele passa a ser um líder para esse grupo”, explica.
Ainda segundo ela, fora da escola a ostentação parece ser ainda maior. “A gente vê crianças de 9, 10 anos portando fuzil, dentro da escola ainda não, mas bem no muro, do muro da escola pra fora, a gente vê passando pistola. E esse é o poder que eles querem.”
A Secretaria Municipal de Educação disse que combate a evasão escolar e desenvolve um programa nas escolas em áreas de risco pra incentivar o interesse pelos estudos.
Popularidade na web
Conforme a reportagem, fotos mostram um jovem se exibindo com um fuzil em uma rede social na internet.  A imagem tem a aprovação de um amigo, que comenta: "brinquedão", nos comentários da publicação. Outro jovem mostra uma pistola em punho e também na cintura. Uma garota publica um comentário aprovando a atitude: "muito lindo", diz ela. Fotos de menores com drogas e portando várias cédulas de dinheiro também se multiplicam na internet.
Aqui no Rio, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) acompanha em quem publica imagens como essas na internet. Os investigadores fazem o que chamam de ronda virtual. Segundo a polícia, eles monitoram, por exemplo, páginas suspeitas em redes sociais e vão atrás de quem ostenta fotos com armas, drogas e símbolos de facções criminosas. As investigações ainda estão em andamento, mas já apontaram que alguns adolescentes não estão apenas se exibindo, mas têm envolvimento com a venda de drogas.
Segundo o delegado responsável, quem publica essas imagens na internet pode responder pelos crimes de apologia e associação ao tráfico. Menores de idade também podem ser responsabilizados.
"As pessoas têm que se conscientizar que a internet não é uma terra sem lei, tudo que é feito na internet deixa rastros e a polícia tá buscando esses rastros pra tentar imputar as responsabilidades e até as condutas praticadas pelas pessoas na prática de crimes”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.