Informação policial e Bombeiro Militar

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Delegado diz: menor 'têm licença para matar'.


Novo delegado geral de SP diz que adolescentes 'têm licença para matar'
Para Youssef, 'menor fica período na Fundação Casa e depois sai'. Delegado e novo comandante da PM foram nomeados nesta segunda.
05/01/2015 12h47 - Atualizado em 05/01/2015 14h57
Por Tatiana Santiago
Do G1 São Paulo

O novo delegado geral da Polícia Civil de São Paulo, Youssef Abou Chahin, disse na manhã desta segunda-feira (5) que crianças e adolescentes têm licença para matar. O governo de Geraldo Alckmin (PSDB) é favorável à redução da maioridade penal.

"Os menores hoje são 007, têm licença para matar. Por quê? Porque vão para a Fundação Casa, ficam preso um período e saem", afirmou.

De acordo com ele é preciso "trabalhar na conscientização dos congressistas" para alterar as leis.

"Nós não vamos trabalhar só na consequência que é o crime, tem que trabalhar nas causas também. São Paulo é um estado forte e tem que trabalhar a legislação". O governador Geraldo Alckmin enviou ao Congresso um projeto de lei propondo regras mais rígidas para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no que se refere ao período de internação do menor infrator nas unidades socioeducativas.

Nomeação
Além de Youssef, o coronel Ricardo Gambaroni foi nomeado novo comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo nesta segunda-feira (5).

Gambaroni assume o lugar de Benedito Roberto Meira, que ficou dois anos no cargo e está prestes a se aposentar. Já Youssef substitui o delegado Maurício Blazeck, que se aposenta em quatro anos.

De acordo com Alexandre Moraes, os novos nomes "são extremamente operacionais, têm características de liderança e gestão de crise".

Para o secretário da Segurança, a inteligência da polícia será o foco para diminuir os índices de criminalidade no estado, como os homicídios. "A letalidade se combate com mais planejamento, mais inteligência. Se diminuir os embates, diminui a letalidade, inclusive de policiais", afirmou.

Moraes espera que as polícias Civil e Militar trabalhem mais unidas com a troca de informações.O secretário pretende criar subsecretarias especificas como a da polícia preventiva, cuja função é de auxiliar a PM no trabalho em conjunto com as guardas civis no município e uma subsecretaria de polícia preventiva que irá coordenar as relações da Polícia Civil com a Polícia Federal.

Ainda segundo Moraes, o novo comandante da PM já mapeou os locais onde há maior incidência de crime contra o patrimônio  e vai iniciar novas operações nesses pontos com a presença da Rota.

Já o novo delegado geral chega com a missão de unir as investigações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc).

Perfis dos novos chefes
Veja abaixo o perfil dos dois escolhidos

Youssef Abou Chahin
Tem 51  anos, é graduado em direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Entrou na Polícia Civil na carreira de delegado em 1988. É professor concursado da Academia da Polícia Civil de São Paulo desde 1995, com especialização em combate a seqüestros e gerenciamento de crises.

Foi delegado do Grupo Antissequestros e do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Grupo Especial de Resgate (GER). Foi diretor do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic), entre 2007 e 2009 e diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Marco São Paulo (Demacro), entre 2011 e 2013. Desde janeiro de 2013, atuava como diretor do DPPC (Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania).

Ricardo Gambaroni
Tem 49 anos, ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1981 e se formou em 1985. É piloto policial de Aviões e Helicópteros da PMESP, com especialização na Inglaterra, pela Escola Internacional de Aviação Policial em 1997. Foi promovido ao atual posto de Coronel da PM em 24 de maio de 2012, exercendo, atualmente, o Comando do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar.

É graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (1991), e especialista em Liderança e Gestão de Polícia pela Academia Nacional do FBI, em 2013, além de possuir Mestrado em Tecnologia pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.