Durante solenidade da passagem de Comando do 2º Grupamento de Bombeiros o Comandante Geral, Coronel BM Manoel Cunha, falou sobre sua recondução ao Comando Geral no Governo, objetivos e planos para o ano novo, destacando a preocupação na progressão do efetivo na carreira militar.
Palavras do Comandante:
Senhoras e senhores;
quero externar, como Comandante Geral da Corporação, que estou muito preocupado com o tempo em que militar do Corpo de Bombeiros vem permanecendo nos respectivos postos e graduações, principalmente nas graduações de soldado e cabo.
Essa preocupação foi compartilhada com o Secretário de Defesa Social, Dr. Alessandro Carvalho, que também foi sensível a situação e acatou nosso pleito, sinalizando positivamente na busca da melhoria almejada por todos.  Nesse sentido, já determinei a Diretoria de Gestão de Pessoas preparar toda a documentação necessária ao início do Curso de Formação de Sargentos (CFS).  Espero contar com 300 (trezentas) vagas para a graduação de sargentos, aproximadamente, contabilizando as vagas que decorrerão das promoções que ocorrerão em 06 (seis) de março do corrente ano.
Assim sendo, ainda neste semestre, observando o critério estabelecido pela legislação vigente, teremos 70% das vagas direcionadas ao efetivo para o critério de antiguidade e 30% direcionadas ao concurso interno, critério de merecimento. Faço lembrar que, até o ano passado, o ingresso aos cursos ocorria de maneira inversa, ou seja, 70% das vagas eram por concurso e 30% das vagas eram por antiguidade. Tivemos um grande ganho para tropa, mesmo sabendo que muitos almejariam que 100% das vagas fossem por antiguidade. Contudo, a própria Constituição Federal estabelece que as promoções no âmbito das instituições públicas devem obedecer a critérios de antiguidade e merecimento.
Assim sendo, o Comando da Corporação, já com o aval do Secretário de Defesa Social, estará abrindo edital para o concurso e procederá a convocação de, aproximadamente, 210 (duzentos e dez) cabos antigos de nossa Corporação para o curso de formação de sargentos. Volto a afirmar que o interesse do Secretário e desse Comandante é alcançar o maior número de Cabos, ao tempo que, com suas promoções à graduação de sargento, abriremos o mesmo número de vagas para a graduação de cabo. E, nesse mesmo rumo, alcançaremos os soldados que também ascenderão à graduação de Cabos trazendo, assim, a esperada ascensão da base da Corporação na carreira militar.
Peço a todos que confiem, acreditem neste Comando.
Externo, todavia, minha preocupação e receio. Tenho tomado conhecimento que muitos estão impetrando ações na justiça, ações desnecessárias; dado ao fato que é interesse do Governo do Estado, por conseguinte do Secretário de Defesa Social e deste Comandante em melhorar a ascensão nos postos e graduações, respeitando e valorizando o homem, resgatando a confiança na progressão da carreira militar, observando especialmente a antiguidade e o tempo de permanência do militar no posto ou graduação, como já dito.
Vamos fazer o melhor que pudermos pela tropa, almejamos melhorar sempre e cada vez mais. Estamos sensíveis aos anseios da tropa, ouvindo cada grupo, oficiais e praças. Todos nós sabemos que a promoção do militar está interligada à sua ascensão profissional na instituição. Sei que muitos estão a muito tempo no mesmo posto ou na mesma graduação. Sei que muitos esperam do Comando um olhar diferenciado para esse problema. Por isso, reitero, o Governo do Estado, o Secretário de Defesa Social e este Comandante estão comprometidos em melhorar as condições da tropa, favorecendo aqueles que estão muito tempo estagnados nos postos ou graduações da Corporação.
Conto com todos, porque juntos somos fortes.