Informação policial e Bombeiro Militar

domingo, 4 de janeiro de 2015

Pernambuco solta o verbo na Câmara dos Deputados


Canais pelos quais a população é ouvida mostra que os pernambucanos estão entre os que mais reclamam e expões suas opiniões

Cláudia Ferreira - Esp. para o Diario de Pernambuco
Publicação: 04/01/2015 09:30 Atualização:

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Ao contrário do que alguns podem pensar, a população brasileira não esteve alheia ao que se passou na Câmara dos Deputados em 2014. Muito menos a parcela que vive na terra dos altos coqueiros. O sotaque pernambucano foi o quarto mais ouvido pelos atendentes do Disque-Câmara, em Brasília. A Coordenação de Participação Popular da Câmara registrou 7.232 interações oriundas do estado até o último dia 17 e as demandas foram diversas. 

As discussões que mais interessaram aos pernambucanos têm tudo a ver com eles mesmos. O projeto de lei 2295/2000, que trata da jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem foi a principal demanda procedente do estado, sendo tema de 793 ligações. De acordo com o Portal da Enfermagem, Pernambuco concentra cerca de 46 mil profissionais da área em seu território, o segundo maior número do Nordeste.

A medalha de prata ficou com a acalorada alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLN 36/2014), que chacoalhou não somente a Câmara como todo o Congresso Nacional nos últimos suspiros do ano e foi tema de 211 registros procedentes de Pernambuco, todos contrários à proposição. 

O PL 3722/2012, que tenta revogar o Estatuto do Desarmamento, fecha o pódio do segundo estado que mais desarma voluntariamente, em números absolutos. A rejeição à proposta foi gritante: apenas uma das 130 manifestações telefônicas foi favorável.

Canais alternativos

O Disque-Câmara, no entanto, não é a única plataforma capaz de estabelecer esse elo entre a Casa e a sociedade. No site da Câmara Federal, o grande campeão de participação popular foi o Estatuto da Família, proposta de autoria do deputado pernambucano Anderson Ferreira (PP).

A enquete lançada do portal sobre o conceito de núcleo familiar proposto pelo estatuto é a mais votada de todos os tempos, com 4,5 milhões de participações, além de ser a mais compartilhada nas redes sociais Twitter e Facebook. O empate técnico sinaliza o nível de polêmica que tal conceito gera, tornando o canal de enquetes o serviço mais acessado do Portal da Câmara.

A notícia anexada à enquete, intitulada “Câmara promove enquete sobre conceito de família”, segue como a mais lida do portal da Câmara, desde sua inclusão, em fevereiro do ano passado, com 1,5 milhão de visualizações e mais de 20 mil comentários. “Pra você ter uma ideia, o segundo colocado teve 354 comentários”, destacou Simone Ravazzolli, diretora da Coordenação de Participação Popular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.