Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Delegado dá voz de prisão a coronel da PM e três militares! Segundo o delegado quatros policiais chegaram na delegacia com um homem algemado e três deles teriam agredido o detido. O delegado Perguntou quem tinha batido no preso e um dos PMs perguntou se o delegado estava com pena se tivesse poderia levar o preso para casa dele. O delegado deu voz de prisão aos PMs, mas o coronel, comandante da corporação no município foi até a delegacia buscar os policiais. O coronel pediu uma cópia do documento, mas o delegado argumentou que só o advogado teria direito a pegar a cópia, então o coronel pegou o depoimento que estava sobre a mesa, amassou, fez uma bolinha de papel e botou no bolso e levou o documento. O coronel recebeu voz de prisão por desacato, supressão de documento e desobediência. A soma dos três crimes é inafiançável, segundo o delegado...

Delegado dá voz de prisão a coronel da PM e três militares de SC

PMs agrediram suspeito que havia furtado frascos de repelente em Laguna. Coronel da PM amassou depoimento e colocou no bolso, diz delegado. 
25/02/2015 10h09 - Atualizado em 25/02/2015 16h05
Do G1 SC

Um delegado de Laguna, no Sul de Santa Catarina, deu voz de prisão a um coronel da Polícia Militar de Santa Catarina e a três militares da corporação após a detenção de um suspeito na manhã de terça-feira (24).

Segundo o delegado Leandro Loreto, quatros policiais chegaram na delegacia com um homem algemado e três deles teriam agredido o detido. O suspeito havia furtado dois frascos de repelente em um mercado.

"Ele estava no chão, algemado e o chutaram. Perguntei quem tinha batido e um deles me disse que se eu estava com pena, podia levar para casa", afirma Loreto.

Três policiais receberam voz de prisão por abuso de autoridade e um deles por desacato. Segundo Loreto, um dos militares chegou a prestar depoimento, mas o coronel, comandante da corporação em Laguna, foi até a delegacia buscar os policiais.

"De tarde, o coronel voltou com os quatro policiais [um deles é testemunha] e pediu uma cópia do documento. Eu não entreguei, pois somente advogado tem direito. Ele pegou o depoimento que estava sobre a mesa, amassou, fez uma bolinha de papel e botou no bolso", detalha o delegado.

O coronel recebeu voz de prisão por desacato, supressão de documento e desobediência. A soma dos três crimes é inafiançável, segundo o delegado. "Ele simplesmente virou as costas e saiu levando a tropa dele. Qualquer pessoa que não tivesse a força bélica que ele tem seria presa", afirma Loreto.

Segundo o delegado, ele não os prendeu para garantir a integridade dos policiais civis. "Eu os adverti que não usaria a força para prendê-los. Eles estavam em maior número e mais fortemente armados e eu não colocaria meus policiais em confronto", defende o delegado.

Suspeito furtou repelentes
O homem detido por furtar dois frascos de repelente foi liberado e deve responder um termo circunstanciado. De acordo com a Delegacia de Laguna, ele já tinha passagens por pequenos furtos.

Relatório ao Ministério Público
Após a atitude dos militares, o delegado Leandro Loreto fez o relatório detalhado e encaminhou a Promotoria de Laguna. "Ele usou a força estatal contra um órgão legitimado para apurar violação dos direitos humanos. É uma atitude impensável que remonta a ditadura. A atitude do coronel não condiz com o cargo de gestor que ele tem. Não é um caso isolado, é reflexo de uma postura estatal", afirma.

Loreto é responsável pela Delegacia de Forquilhinha e estava na Delegacia de Laguna até a tarde de terça (24) para a Operação Veraneio. Por esse motivo, segundo o delegado, não foi encaminhado nenhum pedido ao Ministério Público, além do relatório.

"Mandei para que a promotora tenha noção do que aconteceu e tome as providências cabíveis. O Delegado Regional também está ciente. Não sei o que, mas algo precisa ser feito", diz.

G1 entrou em contato com o a Polícia Militar de Laguna e com a o Centro de Comunicação Social da PM, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, o relatório foi entregue à promotora de Justiça que atua no controle externo da polícia. Ela deve instaurar procedimento investigatório criminal para apurar os fatos.

3 comentários:

  1. MINHA OPINIÃO.
    Diante dos fatos, a atitude do Coronel em defender seus comandados é louvável, porém, talvez seria melhor o diálogo para que não chegasse a esse ponto. Pense num rolo!
    Sabemos que a autoridade policial CONSTITUCIONALMENTE DE OFÍCIO é o Delegado de Polícia e, infelizmente nós Policiais Militares NÃO SOMOS. Além disso, devemos chegar NA CASA DOS OUTROS, ou seja, mesmo numa Delegacia de Polícia demonstrando cordialidade e respeito por quem comanda aquele recinto.
    Se por acaso somos mal tratados, tomamos outras providências denunciando às autoridades competentes.
    Não estou defendendo o Delegado, apenas acho que, se REALMENTE o fato ocorreu dessa forma os co-irmãos irão se ferrar.

    3º SGT PM 31 MIL DO 22ºBPM / SURUBIM-PE

    ResponderExcluir
  2. SGT INOSENTE! CALADO PASSARÁS POR SABIDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou INOCENTE, tampouco "INOSENTE", apenas coloquei o meu ponto de vista, pois cada um tem o seu e as opiniões são livres nas redes sociais, né verdade colega? Sem crise! rsssssss

      3º SGT PM 31 MIL DO 22ºBPM / SURUBIM-PE

      Excluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.