Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 14 de abril de 2015

PM do Choque é levado à delegacia e é preso por usar spray de pimenta em reintegração de posse! O PM Foi acusado de jogar o spray de pimenta em um homem que estava com seu filho menor nos braços, um advogado dos Direitos Humanos da OAB, acompanhou o homem até a DP para prestar a queixa. Os moradores atiraram Pedras e copos plásticos contra os policiais e três pessoas foram detidas. O PM foi acusado de jogar o spray na hora que havia policiais e sem-teto no portão do prédio. O policial que usou o artefato foi repreendido por um superior. Um ten cel que estava comandando a operação deu voz de prisão ao Policial do Choque por não concordar com a sua atitude.

Rio: PM é levado à delegacia por usar spray de pimenta em reintegração de posse

Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil

Edição Valéria Aguiar

Um policial militar foi levado à 10ª Delegacia de Polícia (Botafogo) para prestar esclarecimentos por ter atirado spray de pimenta no rosto de um homem com uma criança de colo, que também foi atingida. O homem, que é pai da criança, também foi para a delegacia prestar queixa, acompanhado por um advogado da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ).

O caso ocorreu durante a desocupação do Edifício Hilton Santos, na zona sul do Rio, que ficou uma semana ocupado por famílias sem teto, que foram removidas nesta terça-feira (14).

Quando as famílias deixavam o prédio, um incêndio teve início no interior, e policiais do Batalhão de Choque entraram. O clima ficou tenso e houve grande correria. Pedras e copos plásticos foram atirados contra os policiais e três pessoas foram detidas.

spray foi lançado quando havia policiais e sem-teto no portão do prédio. O policial que usou o artefato foi repreendido por seu superior.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o comandante do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos, tenente-coronel Heitor Rosa Pereira, informou que o policial recebeu voz de prisão por "ter usado o sprayde pimenta de maneira equivocada". Uma sindicância será instaurada, e, na visão do comandante, houve uso excessivo da força.

A PM também informa que duas pessoas foram detidas por jogar pedras em viaturas. Segundo os policiais, um coquetel-molotov foi encontrado no interior do prédio.

Para o defensor público João Helvécio, coordenador do Núcleo de Terra e Habitação da Defensoria Pública, a ação da polícia foi desproporcional: "Eles [os sem-teto] iam se encaminhar para fazer uma manifestação pacífica livre, dentro do regime democrático, e a polícia passou a constranger as pessoas a irem para um lado e não para o outro, criando um ambiente de hostilidade".

*Matéria alterada às 13h17 do dia 14/04/2015 para acréscimo do posicionamento da Polícia Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.