Informação policial e Bombeiro Militar

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Comandante Geral da PMPE diz que reduzir as mortes é o grande desafio de 2015. Veja a entrevista.

Para ver o vídeo clique AQUI
Reduzir mortes é o grande desafio de 2015, aponta comandante da PM-PE

Nos 20 meses anteriores a junho, Pacto pela Vida não teve bons resultados. Coronel Pereira Neto deu entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta 2ª feira.
06/07/2015 08h09 - Atualizado em 06/07/2015 08h37
Do G1 PE
Diminuir o número de homicídios, combater o tráfico de drogas e realizar um concurso público para ampliar o efetivo da corporação são os principais objetivos da Polícia Militar em Pernambuco neste ano de 2015. Para o coronel Pereira Neto, que assumiu o comando-geral há seis meses, houve avanços neste período, mas é preciso manter o esforço porque o número de delitos ainda é grande no estado. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda-feira (6), o coronel comentou esses desafios.
De acordo com o comandante da PM, o maior objetivo da corporação é retomar os bons resultados do Pacto Pela Vida. Após anos reduzindo o número de homicídios, o programa do governo estadual se enfraqueceu nos últimos 20 meses. Nesse período, o índice de assassinatos cresceu em todo o estado, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). A taxa só voltou a cair no mês passado: de acordo com a SDS, 266 pessoas foram assassinadas em junho deste ano em Pernambuco; no mesmo mês de 2014, foram 308. A redução de 13,09% foi anunciada pelo governo na semana passada.
Conflitos afetivos, familiares e de comunidades são bem frequentes e representam algo em torno de 30% dos homicídios do estado. Por isso, é preciso que quem se sinta ameaçado procure a polícia para fazer uma queixa"
Coronel Pereira Neto, comandante-geral
“O grande desafio é retomarmos aquilo que está preconizado no Pacto pela Vida, que é a redução dos crimes violentos letais intencionais, os homicídios. Em junho, houve uma redução de 13,09%. Após 20 meses de aumento, agora retomamos esse objetivo, o que é motivo de alegria e fruto de muito trabalho”, falou o coronel, lembrando que grande parte desses assassinatos é registrada em crimes de proximidade, quando vítima e criminoso são conhecidos. “Conflitos afetivos, familiares e de comunidades são bem frequentes e representam algo em torno de 30% dos homicídios do estado. Por isso, é preciso que quem se sinta ameaçado procure a polícia para fazer uma queixa”, recomenda.
Ainda de acordo com o comandante da PM, combater o tráfico de drogas também é outra preocupação constante da corporação. “É importante frisar que, neste ano de 2015, 5.262 pontos de drogas foram debelados. Nosso trabalho também tem sido focado em combater o tráfico e 10.031 pessoas foram recolhidas ao sistema prisional. Mas, neste primeiro semestre, tivemos um incremento de 28% nesse tipo de delito em relação ao mesmo período de 2014”, revela, dizendo que o tráfico também contribui para o aumento no número de assaltos.
Ampliação do efetivo
O coronel Pereira Neto ainda contou que deve aumentar o número de policiais militares com atuação em Pernambuco. No Bom Dia Pernambuco, ele contou que 1,1 mil concursados estão terminando o curso de formação e devem começar a estagiar nas ruas em agosto deste ano. Até o fim de 2015, a corporação ainda pretende abrir um concurso público para selecionar mais 1,5 mil policiais. Hoje, a corporação conta com 20 mil integrantes.
Segundo o comandante, o edital do concurso ainda não está pronto, mas a corporação está trabalhando para apresentar o documento à Secretaria de Defesa Social ainda este ano. Os órgãos ainda trabalham para melhorar o plano de cargos e carreiras da categoria, de acordo com Pereira Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.