Informação policial e Bombeiro Militar

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Aplicativo é criado para alertar a polícia durante assalto a ônibus


No momento do assalto, é só usar um "botão de pânico" direto do celular. Ocorrência poderá ser informada com detalhes diretamente à polícia da BA.
18/09/2015 00h49 - Atualizado em 18/09/2015 01h05
Por Mauro Anchieta
Salvador, BA

Em Salvador, um aplicativo de celular pode ser usado como um "botão de pânico" em caso de assalto a ônibus.

Dos três assaltos que José sofreu em ônibus, o último foi o que mais pesou no bolso. De janeiro a agosto deste ano foram mais de 1,5 mil assaltos a ônibus em Salvador.

Um desses assaltos foi registrado e aconteceu no fim do mês passado em uma avenida movimentada. Dois homens levantaram do fundo do ônibus e anunciaram o assalto. Um deles sacou uma arma. A dupla roubou os passageiros e fugiu.

A polícia ganhou um novo aliado no combate aos assaltantes de ônibus em Salvador. Agora, o usuário do transporte coletivo pode informar imediatamente e, com detalhes, qualquer ocorrência desse tipo em toda a cidade. Esse canal direto de comunicação com as autoridades é um aplicativo de celular.

Quem já consultava o aplicativo para saber sobre linhas e horários, agora pode usar a opção "incidente grave" e denunciar um assalto ou outros tipos de violência. O centro de controle da prefeitura recebe a informação online. Como toda a frota de ônibus da capital é monitorada por GPS, o veículo é localizado em minutos e a polícia, acionada.

A novidade deixou alguns passageiros em dúvida:

"Dentro do ônibus, quem está, está todo mundo sendo assaltado lá dentro. Como vai usar o aplicativo lá dentro?", indaga o estudante Davi Assunção.

"Se eu visse que não tem um risco de eu ser visto, tipo, pelo suposto assaltante, eu tentaria avisar, sim", diz o estudante Cleiton Conceição.

Mas o secretário de mobilidade urbana de Salvador lembra que ninguém que está sendo assaltado deve se arriscar.

"A pessoa que está no ponto de ônibus vai poder informar, a pessoa que estiver passando pela rua vai poder informar. Qualquer usuário que tenha baixado o aplicativo na cidade de Salvador vai poder informar o evento", declara Fábio Mota, secretário de Mobilidade Urbana de Salvador.

"Na forma que a gente puder ajudar, a gente tem que ajudar o próximo, né? Eu informaria com certeza", conta Gilmário Silva, auxiliar de almoxarifado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.