Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Estadão Lula, FHC e Collor são investigados por suspeita de levarem para casa objetos do Planalto


GUSTAVO AGUIAR 

De acordo com o Ministério Público, quando deixaram o Palácio do Planalto, os ex-presidentes levaram para casa objetos entregues por Estados estrangeiros em encontros diplomáticos que pertencem à República Federativa do Brasil


Brasília - O Ministério Público Federal instaurou um inquérito para investigar os ex-presidentes Lula, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e Fernando Collor por "possível apropriação indevida de bens públicos". De acordo com a investigação, quando deixaram o Palácio do Planalto, os ex-presidentes levaram para casa objetos entregues por Estados estrangeiros em encontros diplomáticos que pertencem à "República Federativa do Brasil". 

Os ex-presidentes foram solicitados a prestar informações detalhadas sobre os bens integrantes dos respectivos acervos privados recebidos durante o mandato. Eles vão precisar esclarecer também com base em que norma os bens foram levados. 

A investigação foi aberta primeiro contra Lula. Ela partiu de uma representação feita por meio do sistema de atendimento ao cidadão, serviço do MPF que recebe denúncias online. Na representação, há menções sobre  Lula ter se apropriado de quadros e esculturas que seriam bem público uma vez que foram oferecidas ao País na figura do ex-presidente na condição de chefe de Estado. 

A defesa de Lula alegou que, sobre o assunto, ao fim do mandato, cumpriu a Lei 8.394/91. A regra dispõe sobre a preservação, organização e proteção dos acervos documentais privados dos presidentes da República. Os representantes do ex-presidente petista anexaram também uma nota técnica da diretoria de documentação histórica da Presidência da República afirmando que o procedimento adotado na ocasião é o mesmo desde 1991. 

O procurador responsável pelo caso entendeu que a regra citada pela defesa de Lula só diz respeito a documentos e não a objetos. Mas estendeu a solicitação de esclarecimento aos demais ex-presidentes que exerceram o cargo a partir de 91. No caso de Itamar Franco, morto em 2011, foram acionados seus herdeiros. O ofício também foi enviado à diretoria de documentação da Presidência, que precisará detalhar todos os objetos levados pelos ex-presidentes ao MPF. 

Após o recebimento da solicitação, todos têm 15 dias para respondê-la. Segundo a Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF), nenhum ofício ainda foi entregue. Nesta fase do inquérito, o objetivo ainda não é de reaver os bens, mas de esclarecer quais foram levados e em que circunstâncias. Se ficar provado que houve apropriação indevida, os ex-presidentes podem ser obrigados a devolver os objetos e até serem punidos com multa. 

12
COMENTÁRIOS

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão. 
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

CLAUDIO LOURENÇO
CLAUDIO LOURENÇO

NÃO VOU COMENTAR ESSA NOTÍCIA...apenas peço que entrem na internet....no site do Google... e digitem / procurem = "o maior ladrão do país".  Vejam o que aparece.  Nâo sera preciso dizer mais nada !

ALBERTO DE OLIVEIRA ALVES FILHO
ALBERTO DE OLIVEIRA ALVES FILHO

O presidente Figueiredo também levou para a sua casa uma escultura de cavalo que ele ganhou do presidente Reagan. Depois do seu falecimento creio que a sua esposa vendeu essa escultura juntamente com um jogo de cadeiras do tempo do império.

Geraldo AJunior
Geraldo AJunior

Sinceramente:

Num momento de extrema gravidade para o país, o MPF instalar inquérito para se preocupar com essas "picuinhas"? Isso me parece algo encomendado por alguém superior, com o intuito de desviar a atenção de fatos maiores e tentar nivelar os ex-presidentes na mesma vala comum. Acredito que os competentes técnicos do MPF não estariam, nesse momento, grave repito, preocupados com esse tipo de coisa...



Abreu Palma Claudio
Abreu Palma Claudio

Mas o Luiz levou tambem 3.500 garrafas de canhaça e o quadro de Jesus Cristo, que a amiga dele disse que ele ganhou e postaram uma foto do Itamar com o quadro atras!!! 11 caminhões meu Deus!!!

Mais comentários

Você pode digitar 600 caracteres.


Fonte: Estadão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.