Informação policial e Bombeiro Militar

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

SDS ENALTECE PROJETO SOCIAL DESENVOLVIDO PELO 11º BPM


Militares que desenvolvem projeto social na Zona Norte do Recife têm atuação reconhecida


O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, acompanhado do comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos D’Albuquerque, recebeu na manhã desta segunda-feira (14/12), na sede da SDS, o comandante do 11° Batalhão da Polícia Militar, coronel Ronaldo Ferreira, juntamente com os policiais que fazem parte do projeto social Amigos do 11º BPM. Na ocasião o secretário elogiou formalmente toda a equipe que realiza as atividades socioculturais e esportivas, desenvolvidas em 22 comunidades da Zona Norte do Recife e que, no início do mês, conquistou o Prêmio Recife de Empreendedorismo Social 2015, concurso realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife.

“Polícia a gente não faz só com repressão. A prevenção é essencial, principalmente o vínculo que se cria com a comunidade. Por isso esse elogio foi bem medido. Não poderia deixar de fazê-lo para este grupo que vem trabalhando, de modo a ser reconhecido não só pela comunidade, não só no Pacto pela Vida, no momento em que estiveram lá apresentando, mas também pela Prefeitura do Recife, que lhes conferiu este prêmio", disse Alessandro Carvalho.

“Essa parte da polícia preventiva, atuando de forma integrada com a comunidade, tem trazido bons resultados para aquela área. E esse conjunto de atividades é a prova viva de que a comunidade tem contribuído com ​o ​batalhão”, enfatizou o comandante geral da PMPE, referindo-se à integração conseguida pelo projeto nos locais aonde vêm sendo desenvolvido.

De acordo com o tenente coronel Carlos José, diretor adjunto da Diretoria Integrada Metropolitana ​ - DIM​, a PMPE entende que a ideia precisa ser expandida para outras localidades da Região Metropolitana. “Vamos tentar implementar essa iniciativa nas outras unidades”, assegurou ele.

O comandante do 11º BPM e idealizador do Projeto, tenente coronel Ronaldo Ferreira, comentou de sua felicidade em poder contribuir com a segurança pública através da prevenção, destacando a importância da característica integradora da iniciativa ​, da colaboração de cada policial voluntário envolvido e da própria sociedade civil​,​ que tem somado esforços junto a sua unidade. “Em 26 anos de carreira na PMPE, para mim esse momento é ímpar. É um trabalho de equipe, a qual tem sido solícita e vigorosa. Podemos comemorar, pois com a implantação do projeto a violência tem diminuído, e isso é graças também à uniãoa com líderes comunitários, com a sociedade, todos parceiros desse projeto, que tem sido uma ferramenta para a gente se aproximar mais da sociedade e de ouvir suas carências”, comentou o comandante do BPM.

Ronaldo falou ainda de suas expectativas para o ano de 2016, de ampliar o número de comunidades atendidas pelas oficinas e terminou: “Meu sonho é que toda a Polícia Militar de Pernambuco consiga, através dos batalhões, implantar esses projetos em suas áreas de atuação, pois o policiamento apenas repressivo não é o suficiente para combater a criminalidade”.

Além dos policiais dedicados ao projeto, estiveram presentes na reunião algumas representações comunitárias da área de atuação do 11º BPM. Entre eles, o líder comunitário d ​a Linha do Tiro, ​José Pereira, que trouxe ​alguns ​questionamento​s​ de sua comunidade e obteve resposta​s​ do secretário. Ele ainda fez questão de expressar seu reconhecimento e dos demais moradores​ pelo projeto​. “Como já disse em outro momento, para nossa comunidade esse projeto é um diviso​r de águas, foi bem aceito lá. Podemos dizer que viramos uma página na nossa comunidade”, disse Pereira.

Representando a equipe de policiais instrutores, o soldado Wander de Souza falou sobre a vontade que a equipe tem de contribuir com as comunidades onde está inserida e da garra de cada participante, mesmo em face às condições que enfrentam. “O que faz o aluno não são as condições e sim a vontade de cada um. Esse é um trabalho voluntário que tem dado certo. E nós nos sentimos gratificados em poder fazer parte dessa evolução”, diz o soldado.

Ao término da reunião, o secretário recebeu das mãos do comandante do 11º Batalhão o certificado de Amigo do 11º BPM. “Sinto-me gratificado e feliz em ver a dedicação desses policiais que estão fazendo além daquilo que se espera para o policial. Conseguiram ir além”, elogiou Alessandro Carvalho.

Elogio – Cada policial que faz parte do projeto social Amigos do 11º BPM recebeu elogio emitido no Boletim Geral da SDS, assinado pelo secretário, pelo trabalho que vem realizando. O projeto consiste em realizar atividades como aulas de música, dança, futsal, jiu jitsu, passeios turísticos, entre outras, com ​foco preventivo e ​objetivando aproximar a polícia da comunidade. Ao todo, 1.100 pessoas, dos 11 aos 70 anos de idade, estão sendo beneficiadas nos 15 bairros onde as ações acontecem.

A iniciativa já inscreveu participantes em campeonatos e torneiros esportivos da RMR, levando-os à conquista de vitórias. Na conquista do Prêmio Recife de Empreendedorismo Social 2015, concorreu com outros 51 projetos de empresas de diversas áreas, inclusive oriundas de outros Estados do país, se destacando na disputa e levando o prêmio de Projeto de maior impacto social, com reconhecimento da organizadora e parceiros do evento, entre eles ​,​ empresários da T​ecnologia da Informação - TI e professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco​ - UFRPE​.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.