Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Ministério Público vai monitorar a PM durante manifestações!



Procuradoria vai monitorar a polícia durante manifestações

Folha de São Paulo.



WÁLTER NUNES
DE SÃO PAULO

06/09/2016 17h14

Marlene Bergamo/Folhapress

Polícia atira em manifestantes durante protesto contra o governo de Michel Temer em São Paulo
O Ministério Público Federal vai monitorar a conduta dos policiais nas próximas manifestações contra o governo do presidente Michel Temer nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão recebeu denúncias de que policiais teriam praticado violações de direitos humanos nos protestos no dia da votação do impeachment e no último domingo e abriu um procedimento administrativo para investigar o caso.
Os governadores Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, e Francisco Dornelles (PMDB), do Rio de Janeiro, foram oficiados nesta terça-feira (6) sobre a investigação.
Os procuradores vão gravar imagens e áudios nas próximas manifestações para avaliar a conduta dos policiais durante os protestos. Segundo a procuradoria, "o objetivo é analisar se a atuação do poder público atende aos parâmetros nacionais e internacionais de uso moderado e proporcional da força pelo Estado, assim como se estão sendo observadas as normas do devido processo legal pela polícia judiciária".
A investigação foi um pedido do Grupo Tortura Nunca Mais e do Sindicato dos Advogados de São Paulo, que relataram as supostas violações de direitos humanos durante os protestos.
As Procuradorias Regionais dos Direitos do Cidadão nos dois estados também foram chamadas a complementar as informações a partir de depoimentos de eventuais vítimas de excessos policiais. Os dados irão subsidiar procedimentos com outros elementos de prova necessários para avaliar o uso proporcional da força por agentes do Estado.
PRISÕES
Na segunda-feira (5) os procuradores Marlon Alberto Weichert e Lisiane Braecher participaram da audiência de custódia dos jovens detidos na manifestação do último domingo. O grupo ficou preso no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) –responsável por investigar atos relacionados ao crime organizado.
Na audiência de custódia, o juiz do Fórum Criminal da Barra Funda, Paulo Rodrigo Tellini, considerou ilegal o flagrante e determinou a soltura dos acusados. Os procuradores participaram da audiência como observadores, com o objetivo de acompanhar os desdobramentos da prisão que, na avaliação deles, "trazia graves indícios de violação de direitos fundamentais, como liberdade de manifestação e devido processo legal".


comentários

Ver todos os comentários (2)
Caro leitor,
para comentar, é preciso ser assinante da Folha. Caso já seja um, por favor entre em sua conta cadastrada. Se já é assinante mas não possui senha de acesso, cadastre-se.
Faça seu loginCadastre-seAssine

Paulo Costa

(18h29) há 20 minutos  Denunciar

É absolutamente inacreditável. Peça de ficção, esta suposta preocupação com algo inexistente ou seja violência policial contra manisfestantes quando o ocorrido é exatamente o oposto. A polícia brasileira é tão vilipendiada pela midia e pela esquerda por ser talvez boazinha demais.

OSTILIO DO SANTOS

(18h29) há 21 minutos  Denunciar

Inacreditável!! Desde que a policia chegou para assegurar a ordem nos protestos como é seu dever, ela foi hostilizada e xingada pelos " manifestantes" . Os policiais são alvejados por pedras, rojões e estes senhores estão preocupados com os direitos humanos dos vândalos e parasitas que se infiltram nesta turma. Agredir fisicamente policiais, quebrar patrimônio público, aterrorizar pessoas e trabalhadores em lojas e metrô, tudo isto é permitido? Onde entram os direitos dos policiais ?
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.